A tendência de um cuidado com o cabelo e a pele ainda dura, assim como a discussão em torno dos óleos. Pode utilizá-los no cuidado com a pele? Quem aprecia responde afirmativamente sem pensar duas vezes. Quem não aprecia defende que os óleos obstruem a sua pele. Na verdade, o segredo para obter os melhores resultados possíveis graças à aplicação de óleos consiste em ajustá-los ao tipo de pele.
As propriedades dos óleos naturais são conhecidas há séculos. No passado, desconhecia-se o motivo pelo qual alguns óleos proporcionavam efeitos calmantes e antiacne. Hoje sabemos as substâncias presentes nestes óleos e podemos aprofundar os nossos conhecimentos acerca das suas propriedades. Mas não só! A composição dos óleos determina que tipo de pele será beneficiada com a sua utilização.
Agora já sabe que óleo facial escolher – a resposta está abaixo. Lembre-se apenas do princípio mais importante: escolha apenas óleos naturais, sem aditivos, conservantes, armazenados em frascos de vidro escuro. A maioria das misturas de óleos faciais já preparadas contém substâncias às quais a pele pode reagir e ficar sensível.
Como funcionam os óleos faciais?
Um óleo bem escolhido é um cosmético natural ideal para a nossa pele. A idade e o tipo de pele não são importantes, pois toda a gente é capaz de encontrar o produto indicado para si entre as centenas de óleos extrudidos de várias plantas. São a fonte dos melhores nutrientes – vitaminas, minerais, ácidos gordos essenciais e antioxidantes. A aplicação regular de óleos na pele oferece vários benefícios, porque os óleos:
- fortalecem a barreira hidrolipídica natural da pele, ou seja, previnem a perda de humidade;
- protegem contra fatores externos nocivos como o sol e toxinas;
- restaura o brilho, a suavidade e firmeza da pele;
- apresentam ação antissética e reduzem a inflamação, o que ajuda a curar a acne;
- atrasam os processos de envelhecimento e o aparecimento de rugas.
Os óleos hidratarem e nutrirem a pele, e, como tal, resolvem muitos problemas: minimizam a secura e o prurido, eliminam a pele seca, reduzem as descolorações, preparam a pele para a maquilhagem, etc.
Cuidado da pele com óleos – princípios
Antes de escolhermos o óleo facial, vamos verificar se este método de cuidado é adequado para nós. Devemos seguir várias regras para alcançar os resultados desejados. Os óleos naturais funcionam melhor quando são utilizados de maneiras específicas.
- Aplique o óleo facial antes de dormir, para que possa ser absorvido nas camadas mais profundas da pele durante o sono.
- Para acelerar a absorção do óleo, aplique-o na pele com as pontas dos dedos, dando pequenos toques.
- Algumas gotas de óleo natural serão suficientes para nutrir, suavizar e regenerar a sua pele.
- Não utilize óleos com propriedades fotossensibilizadoras durante o dia.
- Os óleos faciais podem ser utilizados sozinhos ou pode adicioná-los a, por exemplo, um creme.
No que toca à aplicação de óleos na pele, assim como acontece no tratamento capilar com óleo, é importante escolher o produto indicado para as suas necessidades individuais. Desta vez, não nos orientamos pela porosidade, mas pelo tipo de pele. Aspetos, como a oleosidade da pele e a existência de algum problema específico são os fatores determinantes. Se não sabe ao certo que óleo facial escolher, primeiro identifique o seu tipo de pele e, em seguida, consulte a lista que se segue.
Óleos para pele seca
A maioria dos sinais de desidratação da pele pode ser minimizada através da utilização de óleos faciais. Óleos, como óleo de coco (com consistência de manteiga), passiflora (definitivamente o mais leve), óleo de argão, óleo de jojoba, óleo de girassol (cosmético, não de culinária) ou azeite serão ideais para as necessidades da pele seca.
Óleos para pele madura
As necessidades da pele madura, com as primeiras rugas e a perder firmeza e elasticidade, são colmatadas pelos óleos com elevado teor em vitamina E. Trata-se de um antioxidante natural e oferece propriedades de antienvelhecimento. Que óleos faciais deve utilizar quando os primeiros sinais de envelhecimento surgem de forma prematura? Opte por óleo de cinorródio ou argão.
Óleos para pele oleosa/com tendência a ganhar acne
À partida parece inacreditável, mas os óleos vegetais naturais podem minimizar a oleosidade da pele. Equilibram o trabalho das glândulas sebáceas e reduzem a secreção de sebo. Só tem de se lembrar que os óleos faciais para pele com problemas como acne ou seborreia têm uma consistência muito leve e não obstruem os poros. Os óleos recomendados incluem: óleo de camélia, óleo de jojoba ou óleo de árvore do chá.
Óleos para pele sensível
Uma das características da pele sensível é que muitas substâncias podem deixá-la irritada. Neste caso, os óleos devem ser muito bem escolhidos. Não são apenas leves, como também têm um efeito delicado e aliviam as irritações. Os óleos faciais adequados, neste caso, incluem óleo de onagra, óleo de prímula ou óleo de ylang-ylang.
Os óleos faciais são suficientes?
Não necessariamente. As substâncias contidas nos óleos não são os únicos que a nossa pele precisa. Além de emolientes ou de ingrediente que previnem a perda de água, estes produtos necessitam de humectantes – componentes que fornecem água a cada célula. Cuidados adequadamente adaptados correspondem à utilização de óleos juntamente com outros cosméticos: cremes, séruns e máscaras.
Deixe uma resposta