O óleo de marula é muitas vezes comparado ao popular óleo de argão – maioritariamente devido às suas propriedades. É um cosmético universal, natural e antioxidante. Como funciona o óleo de marula? Como pode usá-lo nos cuidados de beleza?
Os óleos são cada vez mais comuns em cosmetologia. O óleo de marula é uma dos favoritos entre os óleos de origem africana. Este óleo é extraído do fruto da árvore com o mesmo nome (Sclerocarya Birrea). É um forte concorrente ao óleo de argão marroquino que agora podemos encontrar em quase todos os cosméticos.
Óleo de marula vs óleo de argão
O vencedor – no combate entre marula e argão – não pode ser tomado como garantido. Proporcionam ambos um cuidado complexo e um conjunto de benefícios nos quais pode estar interessada. Antes de escolher um deles, deverá conhecer as suas similaridades e as suas diferenças.
Quais as diferenças entre os óleos de marula e argão?
- Têm ambos origem africana, mas o óleo de marula é extraído de plantas selvagens.
- O óleo de marula é mais rico em ácido oleico, pelo que é melhor a nutrir e a hidratar.
- Embora ambos os óleos apresentem excelente ação regeneradora e rejuvenescedora, o óleo de marula é mais leve para a pele.
- Têm uma cor dourada mas o aroma é diferente – o óleo de marula tem uma aroma leve a nozes.
Óleo de marula – características
O aroma a nozes (delicado, agradável e memorável) não é a sua única característica distintiva. Possui também uma consistência muito leve que é imediatamente absorvida e não deixa uma camada gordurosa na pele. Além disso, o óleo de marula é resistente e mantém as suas propriedades durante muito tempo. Basta armazená-lo num local fresco, seco e à sombra.
Sabe o que esconde o óleo de marula? Um conjunto de nutrientes valiosos: imenso ácido gordo ómega 9, vitamina E antioxidante, vitamina C e flavonóides.
Tanto as propriedades do óleo de marula (Especialmente a sua consistência leve) como os seus ingrediente fazem com seja um produto popular em cosmetologia. Para o corpo e rosto, para o cabelo, tratamento capilar com óleo, unhas e até lábios gretados ou pestanas fracas.
A ação do óleo de marula
Quais as propriedades do óleo de marula?
Devido ao teor em antioxidantes, o óleo de marual abranda os processos de envelhecimento e previne o aparecimento precoce de rugas. No entanto, o objetivo principal é manter um nível constante de humidade na pele. Os ácidos gordos presentes no óleo de marula reforçam a camada hidrolipídica natural, mantendo assim o nível de hidratação – essencial para a nossa saúde e beleza.
Além disso, é um filtro UV natural. Quando aplicado na pele, o óleo de marula protege-a contra a radiação UV prejudicial, deixando-a ao mesmo tempo regenerada. É recomendado para o tratamento antiacne porque contém flavonóides nutritivos e suporta a renovação celular. Não só potencia a reparação da pele como também melhora a sua flexibilidade e elasticidade estimulando a síntese de colagénio.
Se for utilizado regularmente, o óleo de marula é um remédio para manchas de pigmentação, estrias e celulite. Reduz a inflamação da pele, suporta a sua regeneração e não obstrui os poros. Adicionalmente, uniformiza o tom da pele e confere resiliência. É a solução para muitos problemas de pele.
Perfeito para tratamentos com óleo
Procura um óleo que condicione o seu cabelo sem o deixar pesado ou gorduroso? Entre os óleos naturais, é difícil encontrar um que supere o óleo de marula. É também um concorrente do óleo de noz de macadâmia, conhecido como óleo evanescente (devido à sua capacidade incrível de se adaptar à pele).
Por que é que deve aplicar óleo de marula no cabelo?
- O cabelo fica mais suave ao toque.
- Confere hidratação e nutre todos os fios.
- Não só suaviza o cabelo, como também confere brilho.
- Disciplina os fios mais rebeldes.
- Protege contra a luz solar, frio e calor.
- Agiliza a rotina de secagem e estilização.
- Evita a eletricidade estática.
- Define ondas e caracóis delicados.
- O cabelo ganha vitalidade e juventude.
A marula é muito apreciada por… elefantes
Este é um facto curioso! Assim como as mulheres gostam de usar o óleo de marula nos cuidados com o cabelo, os elefantes também adoram a marula. Estes animais são atraídos pelo aroma da árvore marula. Os elefantes chegam a percorrer longas distâncias para agitar estas árvores e soltar os frutos (partindo os ramos e danificando os troncos; felizmente, a árvore recupera rapidamente dos danos). Os elefantes consomem tanto os frutos frescos como aqueles que já estão fermentados. Como resultado, em redor das árvores marula é possível encontrar… elefantes embriagados!
Deixe uma resposta