Ácido hialurónico. Pode utilizá-lo sozinho?

Deve a sua fama ao facto de ser natural para a nossa pele e atuar sobre as moléculas de água como um íman – atrai estas moléculas e usa-as para fins de hidratação. Que outras propriedades possui o ácido hialurónico? Como utilizá-lo para obter os maiores benefícios?

Não é um produto que se destaque. O ácido hialurónico é um líquido incolor na forma de gel espesso conhecido há mais de 70 anos, quando foi originalmente isolado em laboratório. Que outras coisas não sabe sobre este produto?

Propriedades do ácido hialurónico

A principal vantagem do ácido hialurónico é a sua capacidade de potenciar a hidratação, capturando as moléculas de água e unindo-as eficazmente até obter um nível de hidratação estável. Este ingrediente é responsável por manter a maioria da água no organismo. Previne a perda de água, pelo que nem o cabelo nem a pele ficam demasiado secos.

Mas ainda há mais. O ácido hialurónico ajuda a manter a pele jovem. Por um lado, isso deve-se à hidratação fornecida. Por outro lado, deve-se às diversas qualidades adicionais. Acelera a regeneração de feridas, minimiza as cicatrizes, aumenta a elasticidade da pele, reduz as rugas, funciona como filtro natural que protege dos elementos externos e melhora a qualidade do colagénio produzido.

Sabia que o ácido hialurónico também é responsável pelo transporte de outros nutrientes para o interior da sua pele? Uma pele devidamente hidratada aceita mais substâncias ativas.

Funcionamento – à superfície, não superficial

Muitas pessoas julgam que o ácido hialurônico funciona no interior da pele. A versão natural faz isso mesmo. A versão incluída nos cosméticos? Infelizmente, não. As moléculas de ácido hialurónico apresentam massa diferente. No entanto, mesmo as mais não são capazes de atravessar a pele saudável e alcançar as camadas mais profundas. Do ponto de vista dos cosméticos, todas as propriedades do ácido hialurónico resultam da sua presença na superfície da pele. Ao hidratar a pele, o ácido faz com que seja facilmente penetrável por outras substâncias ativas. Suaviza irritações, reduz a tendência à secagem e fica firme.

Como utilizar o ácido hialurónico?

O gel de ácido hialurónico é um cosmético verdadeiramente universal. Não só é um ingrediente ótimo para condicionar a pele como também funciona como base para produtos de beleza caseiros e combina na perfeição com os seus cremes e condicionadores favoritos, entre outros. Fique a conhecer as utilizações mais populares do ácido hialurónico. Encontre aquelas que melhor se adaptam a si.

SOZINHO

O ácido hialurónico hidrata com intensidade. Pode comprar este produto sob a forma de um gel leve e aplicá-lo no rosto, pescoço e peito húmidos. Antes de aplicar o ácido hialurónico na pele, convém molhar a pele com água ou hidrossol, para que o ácido possa unir-se a eles.

SOB OS OLHOS

Graças às incríveis qualidades hidratantes e de firmeza da pele, este ingrediente funciona como sérum facial eficaz que pode ser aplicado até mesmo na pele mais frágil sob os olhos. Basta aplicar um pouco de ácido hialurônico sob os olhos, dando pequenos toques com os dedos, para atenuar as rugas mais finas, melhorar o tom da pele, tornar a pele firme e brilhante. Os cremes aplicados sob os olhos absorvem mais facilmente e funcionam como terapia intensiva.

ADICIONADO AO SEU HIDRATANTE

Também pode misturar este produto com o seu cosmético favorito. Enriquecer um creme com ácido hialurónico melhora a ação do creme e potencia a absorção e a hidratação. Para tornar mais leve um creme que seja espesso e demasiado pesado, adicione algumas gostas de gel hialurónico.

ADICIONADO A UM TÓNICO

O ácido hialurónico melhora o poder hidratante dos tónicos faciais de uma maneira natural. Ao adicionar algumas gotas deste ingrediente, pode conferir uma consistência sedosa a todos os tónicos e deixar a sua pele macia e incrivelmente hidratada.

COM ÓLEO NATURAL

A melhor maneira de tirar o máximo proveito deste ingrediente é misturá-lo com o seu óleo vegetal favorito. Esta combinação funciona como um sérum eficaz À base de óleo que une a água à pele e (graças ao óleo que é um emoliente) previne a desidratação, suaviza e protege, por exemplo, contra a luz solar.

PARA AS PONTAS DO CABELO

A mesma misura – ácido hialurónico mais óleo – irá proteger a cuidar das pontas do cabelo. Este tipo de sérum para pontas de cabelo evita que as mesmas fiquem espigadas, confere suavidade e protege contra os danos mecânicos.

PARA O CABELO

Embora o ácido hialurónico esteja mais associado aos cuidados com a pele, este ingrediente permite enriquecer bastante os produtos de cuidado capilar. Pode adicioná-lo a champôs, condicionadores e máscaras. Que benefícios irá receber? O ácido hialurónico intensifica a ação destes produtos e deixa o cabelo sedoso. Além disso, reduz a ação de secagem das substâncias de lavagem incluídas em todos os champôs.

PARA O CUIDADO DO COURO CABELUDO

A aplicação de ácido hialurónico diretamente no couro cabeludo assemelha-se à aplicação de um sérum hidratante. É um ingrediente que reduz a irritação, proporciona alívio, reforça os bulbos e levanta as raízes do cabelo.

COM UMA ARGILA COSMÉTICA

As máscaras de argila são cada vez mais populares. Se deseja potenciar os seus efeitos, utilize ácido hialurónico em vez de água. Misturar argila cosmética com ácido hialurónico permite criar uma consistência cremosa mais agradável, proporciona uma ação mais intensiva e hidrata mais eficazmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *