Silicones em cosméticos – São realmente prejudiciais para o nosso cabelo?

silicones.jpgUltimamente, tem-se falado muito mais sobre os compostos dos cosméticos de cabelo, em que normalmente não reparamos. Analisamos os ingredientes que se encontram, por exemplo, nos champôs ou condicionadores. Contudo, por vezes a composição não nos diz muito e ouvimos opiniões divergentes no que toca a alguns ingredientes. Estes ingredientes são os silicones. Os silicones prejudicam realmente o cabelo? Por que devemos evitar produtos com silicones?

Os silicones transparentes e sem perfumes fazem parte, com muita frequência, da composição dos cosméticos populares para cuidado capilar, como champôs, condicionadores e produtos de estilização. São feitos de quartzo e silício e a sua principal função é suavizar o cabelo. Os silicones têm muito má fama mas também têm vantagens, assim como desvantagens. Vale a pena ficar a saber um pouco mais sobre estes ingredientes.

Como funcionam os silicones? Todas as substâncias deste tipo, presentes nos cosméticos, criam uma camada protetora no cabelo, que faz com que as cutículas fechem, tornando o cabelo suave e macio. O cabelo, lavado com champô com silício fica mais fácil de pentear, torna-o mais resistente aos danos mecânicos provocados pela estilização com ar quente. O silício também protege contra a influência prejudicial da radiação UV .

Então, porque é que se considera que os silicones constituem um perigo para o cabelo? Os produtos com silício tornam o cabelo muito mais saudável e até mais bonito, no entanto, os silicones atuam apenas superficialmente e não influenciam a condição do cabelo de forma alguma. É por isso que não deve exagerar na sua utilização, uma vez que não vale a pena sobrecarregar o cabelo para ter um efeito breve de cabelo sedoso. Deve também lembrar-se de que a camada protetora tem também as suas falhas – não deixa absorver os ingredientes nutritivos na estrutura do cabelo.

A grande desvantagem dos silicones é o facto de a maioria não se dissover em água, pelo que são difíceis de remover do cabelo. Não se pode esquecer de que, quando usa cosméticos com silicones, de tempos a tempos, deve fazer um tratamento de limpeza com, por exemplo, um champô forte e um esfoliante de couro cabeludo. Assim, evitamos que o silício permaneça no cabelo e o estrague. Os silicones não são recomendados para cabelos finos, fracos e frágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *