Análise da composição. O que evitar nos produtos de cuidado capilar?

O cuidado de cabelo é difícil porque, em muitos cosméticos, existem ingredientes que, à primeira vista, não são alarmantes e permitidos para venda, mas que, apesar disso, são prejudiciais para o nosso cabelo. É obrigatório ler a composição dos produtos de cuidado capilar antes da sua compra. Devemos estar atentas e evitar que tipo de ingredientes?cuidado-capilar.jpg

SLS/SLES

Sob estas duas abreviações encontramos dois detergentes sintéticos fortes – Lauril Sulfato de Sódio e Lauriléter Sulfato de Sódio. Infelizmente, hoje em dia, é muito difícil encontrar champôs ou condicionadores sem estas duas substâncias, e a razão é simples – são substâncias que produzem muita espuma. As propriedades nocivas do SLS e do SLES estão essencialmente relacionadas com secura, caspa e alergias. O uso destas substâncias pode levar ao enfrquecimento do cabelo, à sua quebra e queda, mas também a desarranjos na secreção de sebo e descidas do nível de estrogénio. Diz-se que estas substâncias são cancerígenas, embora esta informação não esteja comprovada.

Óleo Mineral, Petróleo, Parafina

Os três ingredientes mencionados acima presentes em cosméticos de cuidado capilar são produtos adquiridos durante a destilação de petróleo, usados para aumentar o volume do cosmético. O lado negativo é que entopem os poros e absorvem poeira e bactérias. Podem resultar em irregularidades na remoção de toxinas da pele, mas também provocar espinhas e pontos negros e acelerar os processos de envelhecimento da pele.

EDTA

O ingrediente referido é o ácido etilenodiaminotetracétic, um estabilizador cosmético. É um ingrediente poluente, presente (principalmente) em champôs, que pode ter propriedades cancerígenas e provocar irritações na pele, olhos, conjunctiva e mucosa.

PEG/PPG

Duas outras substâncias misteriosas são criadas no óxido de etileno – Plietilenoglicol e óxido de Polietileno. São substâncias venenosas, quepodem também ser cancerígenas e, acima de tudo, danificam a estrutura das células, mas, apesar de tudo, são utilizadas em muitos cosméticos de limpeza, incluindo os cosméticos de cuidado capilar.

DEA/MEA/TEA

A últimas três substâncias que deve provavelmente evitar, são os agentes espumantes – Dietanolamina, Monoetanolamina e Trietanolamina. Aparecem normalmente nos champôs em quantidades de 1 a 5 %, mas, apesar disso, são a principal causa de sensibilização. Têm potenciais propriedades cancerígenas, são tóxicas para o sistema imunitário e causam alergias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *